quarta-feira, 25 de abril de 2012

Salamandra-de-pintas-amarelas

F/8   1/250   ISO-400
   A salamandra-de-pintas-amarelas, Salamandra salamandra, atinge facilmente os 17 cm de comprimento e uma coloração preta com pintas amarelas, tal como o nome indica. O primeiro individuo que fotografei ia morrendo esmagado, visto estar a atravessar uma estrada onde eu circulava durante a noite. Era bastante grande e tornou-me difícil as manobras para não o atropelar, no entanto, saiu ileso e prossegui o seu caminho depois de lhe tirar umas fotografias.
F/5.6   1/250   ISO-100
   O segundo individuo que fotografei era consideravelmente mais pequeno, cabia na ponta do meu dedo e foi a salamandra mais pequena que fotografei. Encontrei-a durante a saída de campo da cadeira de Técnicas de Amostragem de Fauna do Mestrado em Biologia da Conservação. Levantei uma pedra numa ribeira que estava seca quando era suposto ter água corrente e lá estava ela. Ainda consegui tirar umas fotografias até a devolver à mesma rocha onde acabei por tirar mais umas fotografias.
F/8   1/250   ISO-100

   Possuem hábitos noturnos e terrestres na fase já adulta, usando o meio aquático apenas para se reproduzir. Alimentam-se de invertebrados terrestres, como escaravelhos, formigas, minhocas, lesmas, aranhas e centopeias.

2 comentários: