terça-feira, 14 de outubro de 2014

Missão: Trepadeira-azul


Quando comecei à procura de um local para colocar um bebedouro e um comedouro tentei descobrir quais as potenciais espécies que o iriam visitar. Uma delas foi a trepadeira-azul (Sitta europaea). Embora o local escolhido não seja o habitat mais favorável à sua ocorrência, é certamente um local de passagem de indivíduos de trepadeira-azul.



A tarefa não foi fácil, depois do bebedouro instalado e dos comedouros colocados. Só passados dois meses é que as trepadeiras-azuis finalmente apareceram. E mesmo assim não facilitam a tarefa da realização das fotografias.


Os seus rápidos movimentos a descer os troncos e as suas posições estranhas dificultam a obtenção das melhores fotografias. É necessário alguma paciência e velocidade a apontar e focar para obter os melhores resultados. À dias em que elas testam a paciência dos chapins, pois permanecem no topo das árvores a vocalizar, neste caso a avisar os chapins de que estão nas redondezas, sem nunca chegarem a ir ao comedouro. Neste dia o fundo ficou esverdeado, noutros dias e devido à diferença na direção da luz solar o fundo poderá ficar amarelado.

1 comentários: