sábado, 30 de outubro de 2010

Lagartixa-da-Berlenga, endémica das Berlengas

Lagartixa-da-Berlenga
Podarcis carbonelli berlengensis

Pequeno réptil endémico da ilha da Berlenga, embora possua um parente no continente. Contudo este parente é diferente da que pode ser encontrada na ilha.

Possui uma coloração castanha com um fino reticulado escuro no dorso e as linhas dorsolaterais são descontinuas, nos machos apresentam tonalidades verdes enquanto que nas fêmeas são verdes e amarelas. Os flancos são verdes com ocelos azuis nos machos e castanhos nas fêmeas. A zona do ventre nas fêmeas apresenta uma coloração creme, branco sujo ou amarela e nos machos essa coloração é branca com pintas pretas nos individuos de maiores dimensões.

A sua densidade é elevada e possui uma distribuição ampla. Em comparação com os seus parentes continentais ela apresenta um tamanho maior, o facto de se encontrar numa ilha e de ter que suportar temperaturas baixas e ventos fortes ela desenvolveu duas características relacionadas com uma maior capacidade de retenção de água e de calor, isto é, desenvolveu escamas dorsais maiores e um focinho mais arredondado.

A alimentação consiste em artrópodes e moluscos, os quais tem de competir com outros habitantes da ilha, como o sardão e as diversas aves que lá habitam.

Local onde se pode observar
- Ilha da Berlenga

Dados das fotografias:
- 1ª foto: F/13 1/160 ISO-200 300mm+tubos Kenko (36+24+12)
- 2ª foto: F/13 1/200 ISO-200 300mm+tubos Kenko (36+24+12)

Bibliografia
- Almeida, N.F., Almeida, P.F., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J. & Almeida, F.F. (2001) Guia FAPAS Anfíbios e Répteis de Portugal. FAPAS. Porto. 249pp

0 comentários:

Enviar um comentário