quarta-feira, 4 de maio de 2011

Goraz (Nycticorax nycticorax)



Goraz juvenil
O Goraz, Nycticorax nycticorax, é uma das espécies que lista no livro vermelho dos vertebrados de Portugal como Em Perigo (EN). Uma curiosidade interessante é que os juvenis apresentam os olhos amarelos e os adultos apresentam uma maravilhosa coloração vermelha. (Mais fotografias em Aves)
"Admite-se que esta espécie tenha sofrido nos últimos 15 anos uma redução que pode ter atingido 50% da sua população...população muito reduzida (menor que 250 indivíduos)." citação do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Goraz adulto
No jardim zoológico de Lisboa existe uma pequena população há largos anos. Pelo menos todos os anos um casal nidifica neste local, chegando a ter 1 a 2 crias por ano, nos últimos anos tem existido uma quantidade anormal de gorazes a nascerem lá (o que é bom para a espécie). Existem pelo menos 9 ninhos, e este ano contei já 3 juvenis e vários adultos, é possivel observá-los com facilidade e ouvi-los. Os adultos gostam de se alimentar junto aos flamingos. (PS: o zoo recentemente "adquiriu" uns gorazes, não sei se foram obtidos legalmente ou simplesmente capturados no local...mas sendo uma espécie em perigo não é permitido "capturá-los", gostaria de um dia ver a situação explicada no site deles) (Mais fotografias em Aves)


É frequentemente avistado ao amanhecer e ao anoitecer, sendo irreconhecivel devido à sua plumagem. As colónias são muito barulhentas (como é possivel ouvir no zoo).

0 comentários:

Enviar um comentário