sábado, 21 de janeiro de 2012

Cria de gibão-de-mãos-brancas

   O gibão-de-mãos-brancas, Hylobates lar, é um gibão proveniente da região do sul da China à Tailândia, ele habita preferencialmente florestas tropicais e raramente vem ao solo, deslocando-se no topo das árvores usando os seus longos e fortes braços. É um animal frugívoro, ou seja, mais de metade da sua alimentação são frutos, embora também se alimente de folhas, alguns insectos e de flores. São animais diurnos e encontram-se bastante ameaçados devido à sua caça para alimentação, à sua captura para serem animais de estimação (matam os pais e retiram as crias) e por último à destruição do habitat.
   Este pequenote nasceu recentemente e é o centro das atenções da sua progenitora. Embora por vezes tenha permissão para explorar e brincar o meio à sua volta, raramente sai de ao pé da sua mãe. Os outros familiares respeitam-no e vêem brincar com ele de tempos em tempos, deixando-o em paz quando a progenitora o exige. Nas primeiras semanas ainda mamava constantemente, embora já apresentasse vontade de se alimentar tal como a progenitora, pedindo para comer o mesmo que ela.
   A forma como a mãe transporta a cria é realmente incrível e não há confirmação de que seja assim que os gibões transportam as crias. Embora se compreenda os benefícios desta técnica, pois permite que os braços se encontrem mais livres para a sua rápida movimentação.
   Embora raramente venham ao chão no seu meio natural, num meio artificial por vezes sentem essa necessidade. Por vezes, enquanto se alimentam deixam cair a comida e acabam vir para o chão acabar de comê-la.

0 comentários:

Enviar um comentário