quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Em pleno Voo...



Ai está algo que às vezes se pode tornar num quebra cabeças, fotografar aves em pleno voo. Quando se usa uma objectiva de "pouco" alcance até parece fácil porque a ave ocupa uma pequena parte da fotografia, mas quando se usa essa mesma objectiva e as aves voam a apenas 2-3 metros de distância a coisa torna-se séria, porque elas passam por nós a grande velocidade.

Nas fotos é possivel observar um Garajau-Comum (Sterna sandvicensis) embora a foto acima me "pareça" de um juvenil por ainda não possuir a ponta do bico de cor amarelada, o que já se verifica no exemplar da foto à direita.

Garajau-Comum
Sandwich Tern
Sterna sandvicensis

Possui um bico característico, parecendo a ponta de um lápis. Alimenta-se sobretudo de peixes e realiza mergulhos rápidos, com batimentos bem calculados e poderosos das asas.

Bibliografia



Mullarney, K., Svensson, L., Dan Zetterström, Grant, P. J. (2003) Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e Europa. Assírio & Alvim, Lisboa.

3 comentários:

  1. Isso na pratica não é uma gaivota??? xD
    a foto de baixo ta mt bonita =)
    hehe fui a primeira a comentar xD

    ResponderEliminar
  2. nop, uma gaivota não possui o bico com aquele formato e também não possui aquela coloração preta acima do olho...se calhar devia ter explicado melhor que existem diversas espécies de gaivotas, embora esta não seja uma delas, apenas uma "parecida" nalguns aspectos morfológicos...

    ResponderEliminar
  3. parece uma gaivota ms n é
    a gaivota come quase td o que lhe aparece a frente!

    ResponderEliminar