terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lagoa dos Salgados

Galeirão (Fulica atra)



O algarve é um óptimo local para fotografar e observar aves e outros animais. O primeiro local foi a lagoa dos Salgados, foi a primeira vez que lá estive e recomendo. Os galeirões andavam por baixo da ponte de madeira que lá existe, ou seja, estavam muito perto mesmo, às vezes até demais. Muitas das vezes nem sabia para que lado me virar, porque eles andavam por ali de um lado para o outro.

Galeirão
Eurasian Coot
Fulica atra

Reproduz-se em lagos ou rios lentos com muita vegetação e o ninho é um monte de caniços secos contruído à beira de caniçais. Defende o território corajosamente, atacando os intrusos.

É facilmente indentificado por possuir um corpo largo, cauda curta e pequena e a cabeça arredondada. O corpo possui uma coloração cinzento e cabeça preta com o bico e a placa da fronte de coloração branca.

Nada acenando ligeiramente com a cabeça. Mergulha dando um pequeno salto, emergindo logo a seguir. Quando levanta voo, corre com as patas a chapinhar na superficie da água.


Bibliografia
Mullarney, K., Svensson, L., Dan Zetterström, Grant, P. J. (2003) Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e Europa. Assírio & Alvim, Lisboa.

0 comentários:

Enviar um comentário