quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Caranguejo


Ora aqui está uma fotografia difícil de tirar. Eles são muito assustadiços e qualquer movimento que se faça e eles voltam para dentro das suas tocas. Para o fotografo é algo muito mau, porque significa permanecer imóvel durante vários minutos e no meio da lama… Podia ter ficado melhor, não fosse a preguiça do fotografo em se deitar na lama, para ficar ao mesmo nível que eles. Apenas coloquei o joelho no chão e esperei, passados 4 a 6 minutos e lá estavam eles a sair das tocas, apenas se viam olhinhos a espreitar das tocas e de repente as grandes pinças que eles possuem. Passado um bocado estavam todos cá fora, embora alguns um bocado longe, mas fica a ideia para novas fotografias.

Caranguejo-Violinista
Fiddler crab
Uca tangeri

Os machos diferenciam-se das fêmeas por apresentarem uma das pinças maior que a outra, mas a sua utilização é meramente ligada à reprodução.
Habita a zona intertidal, ou zona entremarés, e por isso apenas sai na altura da maré baixa. A sua alimentação consiste em filtrar a areia por alimento, o resto do tempo passa-o a arranjar a entrada para a sua toca.

1 comentários:

  1. hahaha "a preguiça do fotografo em se deitar na lama" os fotografos sofrem xD

    ResponderEliminar