quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Camão


Quando o fotografei nem me apercebi que era um Camão, estava já a ir-me embora, tinha andando para trás e para a frente e só tinha visto e fotografado galinhas de água e galeirões, tantos que pensei que era uma galinha de água e só ter pensado em dar uns disparos, quando tirei a máquina da frente e observei melhor o formato do bico e a coloração azulado que o caracteriza. Mais à frente só vi um a voar e que só identifiquei como sendo um camão já em casa ao visualizar as fotografias, principalmente devido ao seu tamanho, maior que o das galinhas de água, e à coloração, até porque eles desaparecem num instante...


Camão
Purple Swamphen
Porphyrio porphyrio


Reproduzem-se em pântanos e lagos mais pequenos, com caniços e juncos viçosos. Possui uma plumagem brilhante azul-escura e arroxeada, o bico é vermelho e grande, as patas são alaranjadas, fortes e com dedos compridos. Apenas nada quando é necessário, preferindo deslocar-se sobre os juncos ou caniços.

Bibliografia:
Mullarney, K., Svensson, L., Dan Zetterström, Grant, P. J. (2003) Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e Europa. Assírio & Alvim, Lisboa.

2 comentários: