terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pilrito das Praias


Este pequenino deu-me um trabalhão a tirar fotografias, ele e um outro castanho que irei postar mais tarde. Eles são muito assustadiços, e com a objectiva que eu tenho é necessário aproximar-me muito. Normalmente eles fogem antes que eu consiga aproximar-me o suficiente para tirar umas boas fotografias, mas estes dois permaneceram ali a comer descansadinhos... Tive que andar a rastejar com a máquina na mão e uma mochila enorme às costas, o pequenino encontra-se um pouco à direita dos sacos de plástico (que serviram como cobertura enquanto me mexia). Sempre que olhavam para mim eu parava quieto, e tentava mexer as mãos sempre dentro da minha própria sombra, de maneira a parecer estar sempre quieto.

Pilrito das Praias
Sanderling
Calidris alba

Estas aves reproduzem-se no alto Árctico e são observados de passagem em bandos grandes, em praias de areia ou charcos perto da costa. Alimentam-se correndo à frente da rebentação das ondas, em praias mais calmas ou pouco profundas, ou em áreas com ervas.

Bibliografia:



Mullarney, K., Svensson, L., Dan Zetterström, Grant, P. J. (2003) Guia de Aves – Guia de Campo das Aves de Portugal e Europa. Assírio & Alvim, Lisboa.

1 comentários: