domingo, 11 de abril de 2010

Flowers


A fotografia de flores é sempre um desafio, ora porque está muito sol ou é o vento que teima a levantar-se no momento em que vamos a dar o click na máquina. Daí que seja preciso alguma paciência e observação, estas flores apresentadas em cima são muito pequenas e a maior dificuldade foi ficar ao mesmo nível que elas, ou seja, toca de me sujar e deitar-me no chão para conseguir este plano, a outra dificuldade foi obter um apoio estável, visto que a objectiva é ligeiramente grande e com o acrescento dos tubos (para poder realizar estes macros) o peso já é considerável, e para piorar (ou melhorar) o foco têm de ser feito manualmente, assim como a abertura e velocidade de disparo. Concluindo, para além de estar deitado no chão tinha que estabilizar bem a máquina e ainda observar e controlar a abertura e velocidade da máquina, como o hábito faz o monge, o controlo manual da máquina já é algo fácil e rápido para mim (tudo devido ao treino e experiências).

O dente de leão é uma flor muito observada na primavera, é possivel encontrá-la nos nossos jardins, a crescer entre a relva, etc... O seu formato é muito interessante, mas a sua fotografia é dificil porque temos de ter atenção para não sobre-expor e obter uma foto em que a zona "amarela" fica demasiado brilhante, o que estraga a foto. Gostava de ter apanhado outro plano, mas por azar o local onde ela estava não me permitia deitar-me no chão (demasiadas silvas) e por isso tirei uma foto normal para ver como saia.


Esta é um pequeno mistério, se alguém souber o que é. Fácil de avistar, perigosa de "fotografar", mas dá sempre origem a fotografias engraçadas e picantes.

Fotos tiradas na Mitrena, Setúbal

4 comentários:

  1. vá de rastejar ahah mas vale a pena ;)

    Gosto especialmente da última, deve ser ainda mais complicada de fotografar pela enorme quantidade de pormenores.

    As primeiras decidiram lançar uma moda diferente, porquê nascer sempre viradas para o mesmo lado? xP

    E o dente de leão, apesar de muito comum, tem uma cor espectacular.

    ;) keep going

    ResponderEliminar
  2. Boas fotos!

    As primeiras flores parecem vindas dum projecto de design, lembram chapéus de sol.

    Grande definição, de seres tão pequenos, que assim vistos parecem ter o triplo do tamanho real.

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. hehehe...toca a rebolar no chao =p
    o dentinho de leao parece que custa a olhar pra ela =S

    ResponderEliminar