quarta-feira, 21 de abril de 2010

Carrasqueira

Na Reserva Natural do Estuário do Sado é possível encontrar uma obra-prima única da Europa, o impressionante cais palafitico da Carrasqueira. Construído na década de 1950 usando estacas de madeira irregular e frágil que serve de embarcadouro aos barcos de pesca, este porto estende-se ao longo de centenas de metros pelas margens lamacentas do rio Sado. Este magnífico local parece de um postal, e por momentos imaginamo-nos a viajar por outro país, sem nunca sair de Portugal.

Um passeio fotográfico que a chuva teimava estragar, mas acabou por ser perfeito. A chuva não parava de cair no caminho até ao porto, localizado na comporta, mas à chegava havia abrandado e finalmente cessado, mas as nuvens permaneciam a encobrir o sol, mas as máquinas fotográficas já começavam a disparar.
A foto em cima foi uma das primeiras que tirei, ainda estava cheio de lama do caminho até lá e as madeiras ainda se encontravam molhadas, mas como “bom” fotografo que sou, deitei-me no chão para obter o melhor ângulo possível. Ao lado é possível ver a minha bonita figura.
Nesta outra foto o “chão” já estava demasiado longe para me esticar e fotografar, então usei um pequeno truque para conseguir a foto com o ângulo que pretendia. Para isso, coloquei a máquina fotográfica no tripé e segurando pelas pernas baixei-o o mais possível, e usando um cabo disparador foi-me possível obter este resultado.
Quando as nuvens deram tréguas e o sol finalmente brilhou, fomos brindados com um lindo céu que ninguém resistiu a não fotografar. Durante todo o percurso tivemos a companhia deste cão que diz a todos, “até uma próxima” =)

3 comentários:

  1. Apesar de toda a lama e peripécias que levam a conseguir estas imagens, acho bem que continues a apostar neste estilo ;)

    grds fotos!

    *

    ResponderEliminar
  2. Diogo fiquei encantada com este lugar...
    E percebi que fica relativamente próximo da minha casa! Será que me consegues explicar como é que vou lá ter?

    Parabéns pelas fotos!*

    ResponderEliminar
  3. Yup ;) quando apanhas o barco vindo de Setubal, segues pela estrada (para sul, único destino possivel)e viras depois de passares a comporta para a R253, andas cerca de 5km e viras à esquerda (penso que tenha uma placa a dizer cais palafitico) atravessas a aldeia dos pescadores e o caminho de terra =)

    ResponderEliminar