terça-feira, 19 de abril de 2011

WPW - Wildlife Photo Workshop



Coruja-ladradora, Ninox novaeseelandiae
No passado sábado, 16 de Abril de 2011, decorreu um workshop inovador desenvolvido pela Canon Portugal e pela Colorfoto no Badoca Safari Park e que trouxe a Portugal Jonathan e Angela Scott. Os embaixadores da Canon mais conhecidos pelo excelente trabalho que tem desenvolvido no Masai Mara, podemos "vê-los" nos documentários da BBC "Big Cat Diary" e também pelas maravilhosas fotografias que partilha com o mundo através de várias revistas especializadas. (Mais fotografias em WPW)

Abelharuco-Comum, Merops apiaster
Eram 7h da manhã e a porta do centro comercial vasco da gama era o ponto de encontro, o céu estava vermelho com o nascer do Sol, prevendo desde cedo um excelente dia para fotografar. Por volta das 9h30 já haviamos chegado ao Badoca Safari Park, 140 participantes encontravam-se concentrados na esplanada do restaurante, a admirar a paisagem e começavam os primeiros avistamentos. Para quem nunca lá foi, o restaurante possui uma vista priveligiada sobre uma pequena lagoa e é possível observar as zebras, gnus ou avestruzes que costumam por lá vaguear. Mas para mim o primeiro avistamento "oficial" foi de uma pequena colónia de Abelharucos que têm construido ninho nas redondezas (mais precisamente nas encostas da pequena lagoa). Apenas consegui esta foto, aproximei-me com cuidado com a minha 300mm (--') e tirei duas ou três fotos, ainda consegui observá-lo com uma abelha no bico, mas mais tarde apareceram mais dois fotografos mais bem equipados fotográficamente mas mal equipados mentalmente pois aproximaram-se na maior, de peito erguido quando eu quase fui a rastejar até uma árvore e permaneci sempre atrás dela, apenas mostrando a máquina. Com isto tudo eles fujiram para umas árvores mais longes e nunca mais se aproximaram. (Mais fotografias em WPW)

Gorgulho
A primeira actividade do dia seria uma palestra dada por Jonathan e Angela Scott, mas antes disso foi servido o pequeno almoço, o qual dispensei rapidamente para aproveitar a luz e tirar umas quantas macros nos arbustos das redondezas. A palestra foi magnifica, onde ficamos a conhecer um pouco melhor a familia Scott e tudo o que tem vindo a desenvolver nos últimos 14 anos, mas que não vou entrar em pormenores (deviam ter ido, mas eles são muito simpáticos e encontram muita informação no site deles). Depois disso foi o almoço e servir 140 pessoas leva algum tempo, logo voltei para as macros. (Mais fotografias em WPW)

Depois do almoço iam finalmente começar as sessões fotográficas, a primeira da equipa gorila era a ilha dos primatas, da qual não tenho nenhuma fotografia devido aos inumeros fios e estruturas demasiado humanas. De seguida, fomos para o show das aves ao ar livre. Aí tivemos inclusivé oportunidade de observar o "mestre" em acção, Jonathan Scott aproveitou também ele para tirar umas fotografias às maravilhosas aves de rapina que foram apresentadas. Vimos desde águias, corujas e mochos e podemos observá-los em ação, se nunca foi ao Badoca Safari Park recomendo-o a ir para observar tamanha beleza. (Mais fotografias em WPW)
Águia de Harris (Parabuteo unicinctus)
Urubu de Cabeça Vermelha, Cathartes aura
Por volta das 17h30 começamos a entrar para o comboio do Safari e lá fomos nós à aventura. Desde avestruzes, búfalos, cabras de leque, cobos, elandes, gamos, girafas, gnus, impalas, nandus, órixes, palancas negra, pecaris, tigres, veados e zebras, todos eles podem ser observados a vaguear livremente dentro do espaço do safari, parecendo realmente um safari. Aqui ficam algumas fotografias: (Mais fotografias em WPW)

Avestruz, Struthio camelus

"Mommy is very angry!" - Avestruzes, Struthio camelus


Cobo de Leche, Kobus leche leche
Depois do safari as equipas voltaram à base, o restaurante, para imprimir algumas fotografias e uma palestra, desta vez Jonathan Scott ia comentar algumas fotografias tiradas pelos participantes (e impressas no momento). No fim, ainda houve tempo para ir pedir um autógrafo ao Jonathan, com a fotografia que tinha acabado de imprimir, e ouvir o que ele tinha para dizer: "Uau!! Magnific photo, love the eye and background out of focus."
E assim terminou um grande workshop, venham mais como este. Muito obrigado à Canon e à Colorfoto pela excelente organização e muito obrigado a Jonathan e Angela Scott pela partilha e os ensinamentos, talvez um dia nos voltaremos a encontrar (mas de outra forma). (Mais fotografias em WPW)

Lagartixa-do-Mato - foto que está autografa

0 comentários:

Enviar um comentário